Sobre

FABÍOLA M. P. TZIORTZIS

INSTRUTORA DE MINDFULNESS – CERTIFICADA PELA UNIFESP

PSICÓLOGA – CRP 06/61535-0

Na palestra introdutória, serão dadas algumas informações  sobre o que é Mindfulness e como o programa  pode beneficiar os praticantes.

A atenção plena (mindfulness) foi definida por Jon Kabat-Zinn (1.979)como uma forma específica de concentrar-se no momento atual de forma intencional e sem julgamento.

Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou pensamentos sobre o passado ou futuro.

Considerando que as pessoas funcionam muito num modo que Demarzo e Campayo  chamam de “piloto automático” (modo fazer) , a intenção da prática da atenção plena, seria exatamente trazer a consciência para a ação do momento atual (modo ser).

Para estar com a atenção concentrada no momento atual, os conteúdos dos sentimentos são vivenciados na maneira em que se apresentam.  Eles não são categorizados como positivos ou negativos e o manejo dos sentimentos, pensamentos, e emoções vão sendo incorporados gradativamente através da prática de mindfulness.

O “piloto automático” é muito importante para várias tarefas que executamos, para trabalhar, para dirigir, para nos planejarmos, etc.  Entretanto, treinar a habilidade da atenção que é algo que já temos, nos permitirá de uma forma mais gentil, trazer para nosso “piloto automático”,  informações  benéficas à nossa saúde,  possibilitando-nos maiores oportunidades de escolha, e uma qualidade de  vida melhor.

Fonte – Manual Prático : Mindfulness, Curiosidade e Aceitação –  M. Demarzo e  J.G. Campayo

Comentários – Fabíola Tziortzis